sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Saúde - Cólicas Mentruais :(


Boa noiteee...rs
Tudo bem com vocês?

Hoje que conversar um pouco sobre algo que me acompanha desde meus 11 anos...CÓLICAS MENSTRUAIS rs. 
Acredito que é algo que acompanha muitas meninas, não? Bom a gente sabe que a menstruação é muito importante para preparar o nosso útero para a vinda de um bebe, mas por que dói tanto?? Com eu disse na primeira linha, tenho cólica desde meus 11 anos e já passei em vários médicos e tals mas o único remédio que até hoje faz efeito para mim é o Ponstan 500 (esta certo que agora depois de 14 anos ele demora mais para fazer efeito)...bom como o tema de hoje é Saúde então decidi pesquisar um pouco sobre essa companheira rsrs

Vamos lá?? 

Achei muito interessante a explicação no site Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde:
  • Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diárreia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio. Tipo:
         - Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações. É causada por uma substância chamada prostaglandina, responsável pela contração do útero.
      - Secundária: é provocada por alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica.

                

Ou seja meninas o papo é sério. Sempre temos que buscar um acompanhamento médico, isso é de lei e não se discuti. Mas também pesquisei sobre algumas formas de evitar ou amenizar a dor e no site da Unimed de Sorocaba peguei algumas dicas:

  • Beba um copo de chá quente (mate ou camomila);
  • Deite de costas e coloque um travesseiro apoiando a parte de trás dos joelhos;
  • Faça compressas mornas na região lombar e no abdome;
  • Tome um banho morno;
  • Massageie delicadamente o abdome;
  • Faça exercícios leves, como alongamentos ou caminhadas (eles ajudam a diminuir a dor);
  • Repouse e evite se expor a situações estressantes durante as menstruações.

Essas dicas tem como auto o Dr Alessandro Loiola (Médico - CRM/ES 6343).
Como eu disse, temos que primeiramente ir numa consulta médica para ter um acompanhamento. Mas... acredito que essas dicas do Dr Alessandro serão bem úteis :)

E vocês tem cólicas?? Acham que essas dicas vão ser úteis??

Beijinhos






Nenhum comentário:

Postar um comentário